31 outubro 2015

Broto de Bambu (Takenoko)


Oi gente, já faz um tempinho que eu queria postar isso para vocês, já tinha até tirado as fotos, só faltava postar, é sobre o Broto de bambu, também conhecido como Takenoto, pra quem nunca comeu, ou ouviu falar, comer broto de bambu pode soar meio estranho, soa meio "pandanés" né?
Mas não deixem primeiras impressões tomar conta de vocês, broto de Bambu é uma delicia, todo mundo que experimenta muda o conceito sobre.
Ele nasce perto de lugares onde já tem bambu (obvio), como você pode conferir na imagem abaixo, esse lugar é perto da minha casa:

broto de bambu
Mãe to com fome

Então se tem alguma plantação de bambu perto da sua casa é bem provável que já tenha neste ano saídos os brotinhos e você nem percebeu, ele brota no mês de outubro, dependo pode chegar até novembro, ele só brota uma vez ao ano.


Para limpar ele é bem fácil é só tirar essas "cascas" marrom e ir limpando até chegar na parte lisinha cor amarelo/verde.


Depois de limpo é só lavar e cortar, essa partes onde o verde está bem escuro eu não coloquei pois é muito duro.


Depois disso coloquei na panela de pressão só com água sem sal ainda, por mais ou menos 30 minutos, e ele ficou assim:

  
Depois de cozido eu temperei com um pouquinho de óleo, alho, cheiro verde, e sal a gosto.


Só assim ele fica uma delicia, esse temperadinho você pode rechear um pastel (fica divinooo),  uma torta, comer com arroz, macarrão combina com tudo, depois de cozido também dá para prepara uma salada, o bom do broto de bambu é que ele possui muito nutrientes e ainda tem pouquíssimas calorias, o ótimo para quem está de dieta.
Para quem ficou com vontade de experimentar, mas não tem a vantagem encontrar ele assim fresco perto da sua casa, já é possível encontrar em alguns mercado, o broto de bambu em conserva e o pre cozido congelado. 

Bom gente espero que tenham gostado.
Beijinhos até a próxima 

1 comentários:

  1. Gislaine, se não estou enganado, o bambu que aparece na foto deve ser a variedade utilizada para varas de pesca. Na minha opinião essas são ideais para culinária, pois além de serem mais macios e saborosos, tem pouco ou nada de cianeto, que é o que confere o gosto amargo na maioria das especies.

    ResponderExcluir

 

Mãe!!! To com fome!!!! Template by Ipietoon Cute Blog Design